(¯`·._.· HELOÍSA ·._.·´¯)

Suas vivências: coerências e incoerências... sua viagem no Tempo presente, atravessando as pontes do passado.

Conterá Poesia, Prosa Poética e uma abordagem simplificada as diversas formas de ARTE.

Minha finalidade é aproveitar este *ESPAÇO* privilegiado, como veículo de comunicação,
para fazer isso mesmo: *COMUNICAÇÃO* e inter-acção entre quem escreve e quem lê e... vê:*VISITANTES DESTE ESPAÇO*

*PERDOEM A AUSÊNCIA DE ACENTOS*

(¯`·._) Escreva-me (¯`·._)

E-mail

(¯`·._) Meu banner (¯`·._)
Conversando com as Palavras
[ Código ]


(¯`·._) Amigos (¯`·._)

Conversando com as Palavras
ASHERA Concurso de Poesia 2008

Ora, vejamos...
Concurso de Poesia
@ Lulu.com
Contacto
ORA VEJAMOS
ALMA MINHA
137 A Base (inexata) da Ignorância
a Barca de Lyra
Afinidade Mily
Algo Tão Doce!
A Direccao do Voo MARIA DO CEU COSTA
Aqui Maria do Ceu Costa
Arde o Azul
A Procura de Cleopatra Marco Antonio
Ao Sabor da Aragem JMTleles da Silva
Art & Design de Isabel Filipe
Betanices BETANIA
Bodeguita
Branco e Preto I AMITA
Branco e preto
Canção de Outono
Cartas e Pensamentos
Casa de Contos
Ceu & Inferno_Larousse
Cidadão do Mundo
Conversas de Xaxa 4 PETER
E Deus Tornou-se Visível
Hora Absurda HENRIQUE
Encosta do Mar ANA
Entre Outras Mil
Et Alors
EternamenteMenina
Fabio Ulanin
From Within
Heloisa conversando com as palavras2
Holísticos
Hora Absurda II
Jornal Mil e Uma Notas
Letras Ao Acaso
Luz da Minha Alma
Oceano sem fim Antonio Soares
Ocasos
Ofeliazinha
Palavras de Algodao
pátria d'água
Pensamentos de Laura
Peter's
Poemas de Amor e Dor
Porto de Abrigo
Quem Tem Medo de Baby Jane
(re)Criando
Rodrigo Della Santina
Tem Poemas
Trilhas do Olhar
Velho da Montanha, O
Vagueando, Carlos
LAGOS (GELADOS) com ou sem CISNES...II,Valquielo Heloisa

*PARABENS MARIA AZENHA*
Word Land
Zadig

(¯`·._) Lembranças (¯`·._)



(¯`·._) Créditos (¯`·._)



This page is powered by Blogger. Isn't yours?

(¯`·._) domingo, fevereiro 01, 2004 (¯`·._)


***AMIZADE***

***UM AMIGO***




HOJE, E' DIA PRIMEIRO DE FEVEREIRO DE 2004*

__Iniciamos o mes de Fevereiro. Breve, breve, sera' Carnaval... e, num `pulinho'' logo teremos a PASCOA!!...

A sensacao que tenho, e' de que, o *TEMPO*, ``antes de o ser* ja' o era!'' _ELE voa de de uma forma...que, por vezes, me assusta!

_O TEMPO, para mim, e' algo que me atrai e, ao mesmo ``tempo'', intimida: ``Genero'':_ABISMO E ATRACCAO PELO DITO*!............

__Vem esta introducao, a proposito da AMIZADE* e, da importancia do TEMPO NELA**!...

__O DICIONARIO, define AMIZADE assim:_ Afeicao por uma pessoa, estima, simpatia, camaradagem, companheirismo, cumplicidade, entendimento, compreensao, dedicacao, bondade, pessoa amiga ( do latim amicitate).

__AMIGO:_ Aquele que tem com alguem uma relacao de amizade. __Tambem: partidario, simpatizante, aliado, (e temos tambem: Amigo de Peniche:_amigo falso e hipocrita:_Especime, esse, de quem tenho ``DO'_porque, nao me atrevo a ``DESPREZAR'' *quem sou eu??)
Temos ainda:_ AMIGO DO ALHEIO= Ladrao (Livrai-me deles SENHOR!)
E...finalmente:_AMIGOS DO PEITO= Muito Amigo, Amigo intimo (do latim amicu)
__E' DESTES A QUEM ME REFIRO E HOMENAGEIO, A MEU JEITO, NESTE MEU RECEM-NASCIDO *ESPACO*.. E, GUARDO, EM DOCE HOMENAGEM, NUM ``COFRE'' CHAMADO CORACAO*!!!

__Depois das definicoes que o Dicionario nos mostra, e, para alem, de ser tudo isso, que la' vem definido, e', DEPOIS DE TUDO,e para mim assim:_ A AMIZADE***, E', O MAIS IMPORTANTE DOS SENTIMENTOS*!

__Pensarao, nesta altura, alguns de VOS:_``NAO! Para mim, o mais importante e' o AMOR!'' _de facto, assim e'! _O AMOR no sentido lato do termo!...AMOR ao nosso Semelhante (e..menos Semelhante!..), AMOR A NATUREZA!...E, AMOR A TUDO O QUE EXISTE:__Amor as Pedras_como bem diz um grande AMIGO* meu, que, na sua forma limpida, esclarecida e Maravilhosa como escreve...Ele me fala, da importancia, da ``mais humilde gotinha de agua, ate...' ao mais infimo graozito de areia, dos imensos desertos!''..._TUDO e' OBRA DO CRIADOR!_Logo: TUDO*, e' digno do nosso AMOR!!!***

__ASSIM E', QUERIDO VITOR*!__...................

...Entao, no meu humilde conceito:_AMOR=AMIZADE, tem a mesma forca! _E, quando dizemos AMIZADE...evitamos, a possivel ``confusao'' com o AMOR//PAIXAO:_``dois seres que se atraiem''... que se completam... mesmo na diferenca, que inevitavelmente existira'!_Dois Seres que se Amam e sao felizes com esse Amor!... E, produzem assim, e atraves dele, FELICIDADE a sua volta:_nos Filhos que nascerao, fruto, desse mesmo Amor! E, dos filhos desses filhos... a medida que vao nascendo!

__MAS, ATENCAO: se, o Suporte Basico desse AMOR//PAIXAO_que, e' da maior importancia!_Que, e' MUITO BOM( e...eu gosto... e`O Vivenciei'', ate' ao ``AMAGO'')!...Porem, se ELE*, nao tiver como SUPORTE, A ***AMIZADE***_que, traz agregada, a SOLIDARIEDADE!...O Companheirismo, e a Cumplicidade, bem como OUTROS*...entao, dizia eu, assim que a ``Paixao'', comece a baixar as ``labaredas'' ate', esmaecerem as ``Brasas Incandescentes''..._LA' SE EVAPORA o tal Amor*...como num ``assopro'' involuntario, nas cinzas que restaram ,desse ``ETERNO''... AMOR//PAIXAO*!...E...resta dele, apenas e so', a Recordacao!...E, por vezes, ate' essa*, leva ``SUMICO!'' Especialmente, se, se vier a instalar no lugar, que, ora ocupava a ``INCANDESCENTE PAIXAO''... e,tomar o seu lugar , o estigma da DOR... da Revolta, da Desilusao!!!

...E', AI', nessa altura, que ``ENTRA'', A AMIZADE*__SENTIMENTO SUBLIME__, que, nao alimenta Odios nem Querelas e... mantem o AMOR*, depois de ``APAGADA A PAIXAO!!''__Este Sentimento ***AMIZADE***, e' para mim, O *SENTIMENTO REI*!!! Porque, e' `GEMEO- IRMAO', do AMOR***, NO SEU SENTIDO LATO... e, ``arrasta'' consigo, a Fraternidade* a Tolerancia* e outros predicados... que estao contidos, na ALMA do *Humano-SER*_seja qual for, a sua Origem, Credo, Social-Condicao ou Cultural Saber*!!!

__Assim, e reduzido a uma ``formula matematica'', resulta:__ AMIZADE=AMOR!__...

...Direi, para ir concluindo este meu ``Sentir/pensar''... que, ***AMIZADE*** e', um *Jardim Florido*!...E... *O AMIGO*, e' a sua mais *Bela FLOR***! Mas, para se manter no TEMPO -e aqui, entra o ``Tempo''_, que ,me serviu de introducao a este ``Tema'',para que *ELA-FLOR*, se mantenha vicosa: necessita, ser regada, diariamente!...E, UM AMIGO* e', igualmente tao AMIGO*, quer esse sentimento, se tenha iniciado `antes- de- ontem'', como que por Magia* _assim... num ``CLIC'' do nosso coracao!_,quer ELE*,ja' nos acompanhe ha' 5, 10, 20 ou mais anos, ou venha, mesmo, desde os `bancos da escola''!

A diferenca, consiste apenas, em que, *Aquele* que nos tem acompanhado, no TEMPO e, ha' mais TEMPO...e, que ja' tem de nos, e da nossa personalidade, um mais solido conhecimento... porque, ja' viveu connosco, as nossas alegrias... os nossos desgostos... os nossos sucessos e, os nossos fracassos!...Mas, se mantem, como Pedra e Cal,ao nosso lado, sejam quais forem, os Ventos que soprem, ou as mares que nos inundem!!

__HA' UMA SABIA FRASE, MUITO ANTIGA E POPULAR, e, que minha avo', usava quando vinha a proposito, que e':_``NA PRISAO E NO HOSPITAL E' QUE SE CONHECEM OS *VERDADEIROS AMIGOS''*!!

E, por agora, ficarei por aqui, para nao vos macar muito! Mas... voltarei a este assunto, porque , este sera' um TEMA, que tambem, se mantera', neste meu `Projecto de Comunicacao!''
..........................................................................

__Caros Leitores e Amigos, deixo-vos, agora, um CONVITE, de Participacao Activa, aqui, no meu ``Bebe'-blog''(como minha linda filha o baptizou...e, apesar de, ela ser a MINHA FILHA e... ter sempre , o seu lugar certo, no meu coracao, na minha Vida... Ela, e', tambem,uma das minhas MELHORES AMIGAS! __*Minhas Preciosas FLORES*:_AMIGA-COMPANHEIRA-CUMPLICE!)

Mas, e, retornando ao CONVITE_,agora que o blog, ja' possui espaco para comentarios...entao, convido-Vos*, a escreverem-me, em meia duzia de frases,o que para VOS significa , *AMIZADE e UM AMIGO/A!!!!*

Podem, tambem, enviar-me, via ``e-mail'', se, desejarem fazer um texto mais completo!_ O qual, publicarei, neste meu modesto ``cantinho''!...

__FICO A ESPERA DA VOSSA GENTIL PARTICIPACAO__!
.................................................................................


E, para finalizar, esta minha aproximacao ao tema, *AMIZADE*, e, enviando, daqui,a todos
os meus velhos (no tempo...) e novos, AMIGOS, o meu ABRACO, prestando assim, uma singela, mas sentida HOMENAGEM ,a dois GRANDES AMIGOS_,ja', indispensaveis, na minha vida e no meu dia-a-dia!... Deixando, alguns POEMAS, da minha MUITO QUERIDA AMIGA TERESA*****
Bem como, algumas frases, do meu QUERIDO E ADORAVEL AMIGO VITOR*****
_Frases essas, que me marcaram profundamente!_

__Outros AMIGOS se seguirao e, a ordem, pela qual, forem aparecendo... nao tem
a ver, com conceito de 1. 2. ou 3. porque, para mim , no meu coracao ,TODOS* sao PRIMEIRISSIMOS*!!!__Vao aparecendo, em funcao, dos elementos escritos, que eu obtenha, mais rapidamente!__.
__Assim sendo, desta feita, vos deixarei com maravilhosos_ na sua simplicidade Poetica_, POEMAS, da minha Querida TERESA* (por Ela autorizados, a figurarem aqui, o que muito me honra e faz feliz!). Bem como, algumas frases que meu AMIGO VITOR* me dirigiu, ou deu a conhecer _nao lhe pedi autorizacao, para colocar, neste meu humilde recanto, as mesmas, porque... o desejo HOMENAGEAR e surpreender!... E, sei, que ELE, `sabe'', que o faco, com base na nossa profunda AMIZADE:_que, sendo ELA*, recente no TEMPO*, e', porem , ``Muito Antiga'' na Profundidade e, na Intensidade!!__A SENSACAO QUE TENHO, E' DE QUE O CONHECO... PARA ALEM DO TEMPO*!!!!__.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

PARA TODOS, QUE GENTIL E GENEROSAMENTE, ME VIEREM VISITAR< LENDO, OS MEUS ESCRITOS: DAQUI ENVIO, O MEU ABRACO E... O MEU OBRIGADA!!


*****TERESA*****


__TERESA*, e' um SER no FEMININO _uma MULHER+++++_, e de uma riqueza
Humana extraordinaria, que tive o grato privilegio de conhecer e, a HONRA de
poder chamar-LHE de AMIGA*****

__ELA*, nao tem ideia, da importancia que a sua AMIZADE, tem no meu dia-a-dia!__.............

__TERESA*, e' uma linda ESPOSA E MAE DE FAMILIA!!!__.

_Tem tres filhotes,sendo, que uma, e' uma menina maravilhosa, inteligente, estudiosa e LUTADORA (a juventude continua a ser valorosa!)! _Sua Mae, bem pode, sentir orgulho com essa FILHA*!_.

__TERESA, para alem disso, e' uma mulher moderna e activa:_Inteligente e Batalhadora_. ELA e' uma Docente, que exerce a Docencia no Norte do nosso Lindo Pais_PORTUGAL_. E, no seu profundo Humanismo , ELA Honra, uma AMIZADE, sendo, duma generosidade sem limites!... __NUMA PALAVRA:__AMIZADE PARA ELA, ESCREVE-SE COM MAIUSCULAS!__E' PARA MIM, FELICIDADE* E ORGULHO* TE-LA COMO AMIGA*****!!!!

E... para alem de muitos outros atributos, que, aqui nao cabem mas ,que se adivinham... E' *UMA POETISA DE CORACAO CHEIO*! __E, MAIS DO QUE AS MINHAS PALAVRAS, FALARAO POR SI, OS POEMAS QUE VOS DEIXAREI AQUI HOJE, E OS QUE VIRAO OPORTUNAMENTE!!!

__O MEU CORACAO E O MEU ABRACO PARA ELA* E SUA FAMILIA*

__OBRIGADA TERESA*!!!!!!
***********************

I

***TU E EU***
__________________________________________

Tu es homem
Eu sou mulher

Tu es Sol
Eu sou Lua

Tu es razao
Eu, sentimento

Tu es vermelho
Eu sou azul

Tu es rio
eu sou mar

Tu es fogo
Eu, floresta

Tu es desejo
Eu, loucura

Tu es de certezas
Eu, de duvidas

Tu es TU
Eu sou misterio

Cada um e'
Um ser completo e acabado...
Nada nos une...
Ate' a vida nos separa...

Mas O Momento
(unico e fugaz)
acontece...
Quando a vida se distrai...
E ai',
Tu e Eu
somos apenas
a metade perfeita de cada um

***************TERESA*



II


*** OS NOSSOS OLHARES ***


Quando
nossos olhares se encontram...
...que bom que e'!

O teu olhar
e' terra
e'promessa
e' fome

O meu olhar
e' ceu
e' dadiva
e' pecado

Quando
o meu olhar
o teu provoca,
incendeias-te
e ardes p'ra mim...
quando
o teu olhar
em mim se demora,
eu desfaleco
e o mundo acaba...

************* DEZEMBRO DE 2003 **************
SEM PALAVRAS.... (das minhas!...So' UM BEIJO TERESA*
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

*************** VITOR *****
__________________________

__VITOR*, e' um empresario! E' um PROFISSIONAL de muitos anos de carreira,
onde acumulou conhecimentos e experiencias, que lhe conferem a Competencia que hoje ELE possui!
Para alem disto e' Senhor de uma Brilhante Inteligencia, e Inspirada Criatividade Artistica!

VITOR*, possui uma personalidade forte de Lutador, com Visao para Alem do proximo horizonte!.. E' ainda Tenaz! Tudo isto e muito mais.. faz dele um HOMEM INTEGRO E DE FORTE E BEM FORMADO CARACTER!!!

__ELE , possui um projecto de trabalho e, luta por ele! Tem tambem outros projectos,que nao revelarei (a seu tempo, ele proprio o fara'), porque mantenho e honro a confidencialidade!__Apenas digo que e' Fascinante e tem como costuma dizer-se:
``pernas para andar''... e, eu, que Acredito e CONFIO NELE E NO SEU REAL VALOR*_ estou pedindo as ``Poderosas Forcas do Universo_DEUS__CRIADOR
(ou qualquer outro nome que ELE* possua, para tornar REALIDADE PALPAVEL os PROJECTOS a que meu adoravel AMIGO VITOR* se dedica, de ALMA E CORACAO e... com toda a HONESTIDADE que faz parte do seu Caracter!

__Enviando-lhe daqui um abraco e, o pedido de PERDAO, por O nao ter consultado.... deixo aqui, algumas frases, que dizem apenas um ``pouquinho'' do muito do seu saber, sensibilidade e generosidade!!!

*****************************************
Na sequencia de uma missiva, por meu AMIGO enviada, extrai' estas poucas frases, que formam um conceito uma ideia ou IDEAL!...

*****************************************
"o clima e suas variacoes tem influencia decisiva no organismo humano.
Na realidade, ate' neste pequeno mas importante pormenor, se ve a influencia negativa que o antropocentrismo medieval canonico, exerceu sobre o desenvolvimento humano.Tentaram separar o Homem da natureza, ignorando que o Homem e' parte integrante da mae Natureza como todos os outros animais e seres vivos, assim como os ditos inanimados. Ate' o mais pequeno dos graos de areia do deserto, ou a mais pequena goticula de agua sao tao parte da Natureza, como o Homem, que na sua arrogante cegueira antropocentrica se julgou o filho preferido e dilecto do Criador e se tentou excluir da Natureza, violando-a, maltratando-a, faltando-lhe ao respeito e ignorando que sempre que assim procedia violava as leis naturais e de imediato lhe pagava o preco.''................
E, por ai fora neste estilo e TOM, este meu BRILHANTE E MUITO QUERIDO AMIGO VITOR*(nao posso citar o seu apelido por razoes da Sua privacidade),
continua a sua missiva com que Ele me presenteia e que sao (esta e as outras)
uma pequena ``Obra de Arte da Palavra'', com as quais ELE ALIMENTA A MINHA ALMA!!!__Sendo que ELE e' na verdade um ARTISTA DA PALAVRA!!!
__O MEU CORACAO JUNTO COM A MINHA GRATIDAO, EU ENVIO, DAQUI,
PARA SI* MEU AMIGO*!!!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
E...+ esta:

``PARA RECEBER TEMOS DE DAR E PARA DAR TEMOS DE RECEBER.''
********************************************************


Escolhi estas frases, porque tem tudo a ver, com o tema, que eu escolhi para hoje:__***AMIZADE***
***UM AMIGO***
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

E... com a minha AMIZADE para Vos, carissimos Leitores e Amigos, Vos deixo um ABRACO e...ate', VOCES QUEREREM!!
~~~~~~~~~~~~~~~HELOISA B.P
>>>>>>>>>>>>>>>Londres.


Escrito por Heloísa às 8:32:00 da tarde.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home