(¯`·._.· HELOÍSA ·._.·´¯)

Suas vivências: coerências e incoerências... sua viagem no Tempo presente, atravessando as pontes do passado.

Conterá Poesia, Prosa Poética e uma abordagem simplificada as diversas formas de ARTE.

Minha finalidade é aproveitar este *ESPAÇO* privilegiado, como veículo de comunicação,
para fazer isso mesmo: *COMUNICAÇÃO* e inter-acção entre quem escreve e quem lê e... vê:*VISITANTES DESTE ESPAÇO*

*PERDOEM A AUSÊNCIA DE ACENTOS*

(¯`·._) Escreva-me (¯`·._)

E-mail

(¯`·._) Meu banner (¯`·._)
Conversando com as Palavras
[ Código ]


(¯`·._) Amigos (¯`·._)

Conversando com as Palavras
ASHERA Concurso de Poesia 2008

Ora, vejamos...
Concurso de Poesia
@ Lulu.com
Contacto
ORA VEJAMOS
ALMA MINHA
137 A Base (inexata) da Ignorância
a Barca de Lyra
Afinidade Mily
Algo Tão Doce!
A Direccao do Voo MARIA DO CEU COSTA
Aqui Maria do Ceu Costa
Arde o Azul
A Procura de Cleopatra Marco Antonio
Ao Sabor da Aragem JMTleles da Silva
Art & Design de Isabel Filipe
Betanices BETANIA
Bodeguita
Branco e Preto I AMITA
Branco e preto
Canção de Outono
Cartas e Pensamentos
Casa de Contos
Ceu & Inferno_Larousse
Cidadão do Mundo
Conversas de Xaxa 4 PETER
E Deus Tornou-se Visível
Hora Absurda HENRIQUE
Encosta do Mar ANA
Entre Outras Mil
Et Alors
EternamenteMenina
Fabio Ulanin
From Within
Heloisa conversando com as palavras2
Holísticos
Hora Absurda II
Jornal Mil e Uma Notas
Letras Ao Acaso
Luz da Minha Alma
Oceano sem fim Antonio Soares
Ocasos
Ofeliazinha
Palavras de Algodao
pátria d'água
Pensamentos de Laura
Peter's
Poemas de Amor e Dor
Porto de Abrigo
Quem Tem Medo de Baby Jane
(re)Criando
Rodrigo Della Santina
Tem Poemas
Trilhas do Olhar
Velho da Montanha, O
Vagueando, Carlos
LAGOS (GELADOS) com ou sem CISNES...II,Valquielo Heloisa

*PARABENS MARIA AZENHA*
Word Land
Zadig

(¯`·._) Lembranças (¯`·._)



(¯`·._) Créditos (¯`·._)



This page is powered by Blogger. Isn't yours?

(¯`·._) terça-feira, fevereiro 03, 2004 (¯`·._)


*** POESIA ALIMENTO DA ALMA ***

***FERNANDO PESSOA***
___________________________________

FERNANDO ANTONIO NOGUEIRA PESSOA, nasce em Lisboa em 13 de Junho de 1888.

Anos mais tarde, passara' um periodo de tempo na Africa do Sul e regressara' a Portugal ,instalando-se em LISBOA.

Nao pretendo, fazer aqui, uma analise explanatoria: Literario-Biografica, porque, ha' imensas Obras que falam, com sabedoria, sobre o tema. E, ha' muita materia publicada em Sites de qualidade! _Assim sendo, nada de novo, nem de maior importancia... aqui iria deixar!...Bem como, a tanto nao me chega ``engenho e arte!''nem Academica competencia!

__Para alem do mais, FERNANDO PESSOA, E' SOBEJAMENTE CONHECIDO DA MAIORIA DE NOS!!!__.

__O que me faz trazer aqui, Fernando Pessoa, e', a minha imensa PAIXAO pela sua OBRA*, consequentemente, pela sua ``pessoa''__PESSOA GRANDE!!!!!__(nao o sendo, demasiado, em fisica realidade!!!!)

__FENNANDO PESSOA, fascina-me e admiro-O tanto, quanto admiro FLORBELA! _ So' uma pequena diferenca , me ``atrai'' mais uns ``milimetros'' para ELA: e', o facto, de ser MULHER (e...que Espirito de MULHER!!), e, ser filha do ALENTEJO _Planicie do PAO e do SOL!_

_Depois, e no meu humilde ponto de vista, ha' tambem, imensas ``Analogias'' entre Um e Outro!_.

__Ambos, sao seres controversos e geradores de polemicas (Eles sao a Polemica!). _Suas Vidas sao CURTAS e profundamente infelizes!!_ Ele, vira' a falecer em Lisboa em 1935, Ela, vira' a falecer (fala-se em Suicidio (!???) ) em Matosinhos, em 1930. _Florbela ,*linda e maravilhosa* e, com apenas 36 anos de idade _,nos dias de hoje...seria uma muito jovem Mulher!...Como soi dizer-se:_UMA CRIANCA!_.

Pessoa, ``nao tao lindo''...mas, igualmente, muito `maravilhoso'*: falece ,com 47 anos _homem novo, mas nao jovem!_...e, dado os conceitos da e'poca, e, seu proprio estado de saude ,sua propria e transparente ``Melancolia''... para muitos, Ele, seria mesmo, um homem ja' a iniciar a ``velhice''!....

__Porem, o ESPIRITO, ERA PLENO DE JUVENTUDE E VIVACIDADE...MAU GRADO, SUA DORIDA ALMA!!! __

__E, temos entao, mais uma analogia ou, paralelismo:__SUAS, IMENSAMENTE, ATROZMENTE, *DOLORIDAS ALMAS*!!!__

_E...Atravessaram a VIDA, no mesmo ``periodo'' de tempo _Florbela admirava-o bastante!

__AMBOS, nos deixam uma OBRA Fascinante*! De uma Riqueza Humana extraordinaria_ isto,nao falando, no autentico TESOURO que as MESMAS sao, para a LITERATURA PORTUGUSA __E...MUNDIAL!__PARA A POESIA , *NO PORTUGUES*!!__.

__Somente,, Ele nos deixa, uma OBRA VASTISSIMA (Qualidade e Quantidade...)e, a de Florbela, e' menor (em quantidade)!

__Serve, este alinhavar de palavras, para vos dizer, *Caros Leitores e Amigos*, que a AMBOS, EU, AMO APAIXONADAMENTE!!!__SUAS OBRAS ME FASCINAM, ME COMOVEM E... ME ALIMENTAM!!!_

__Deixo-vos com alguns dos POEMAS de PESSOA* que, falam mais DELE* que ``Mil Palavras eu Dissera!...''__

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

__Escolhi estes por agora_ mas, o TEMA* nao se esgota aqui_, porque, eu, gosto muito destes, e tem a ver, com meus conceitos, reflexoes e sentimentos!...E, tambem, porque nao serao tao conhecidos, do publico em geral (se, se recordam, no inicio desta minha ``aventura'' por estas paragens, eu afirmava que pretendia, que este ``ESPACO'', seja acessivel a TODOS:_mais ,ou menos , ``eruditos''_ sem distincao de idade ou condicao!!!

__Vamos entao, sem mais delongas...SENTI-LO!...``quica''...ENTENDE-LO (sendo isso possivel!??...)!!


*LIBERDADE*

Liberdade
Ai que prazer
nao cumprir um dever.
Ter um livro para ler
e nao o fazer.
Ler e' macada,
estudar e' nada.
O Sol doira sem literetura.
O rio corre, bem ou mal,
sem edicao original.
E a brisa, essa, de tao naturalmente matinal
como tem tempo, nao tem pressa...
Livros sao papeis pintados com tinta.
Estudar e' uma coisa em que esta' indistinta
A distincao entre nada e coisa nenhuma.

Quanto melhor e' quando ha' bruma.
Esperar por D. Sebastiao,
Quer venha ou nao!

Grande e' a poesia, a bondade e as dancas...
Mas o melhor do mundo sao as criancas,
Flores, musica, o luar, e o sol que peca
So' quando, em vez de criar, seca.

E, mais do que isto
E' Jesus Cristo,
que nao sabia nada de financas,
Nem consta que tivesse biblioteca...


*FERNANDO PESSOA*



PALAVRAS... PARA QUE???
POLEMICO!.................... CONTROVERSO!............... CRITICO!.................. e.......... ``doloridamente'' MORDAZ!....................................... E....``um Mundo mais!.''..

****************

__Novas Poesias Ineditas__________

I

Todas as cousas que ha' neste mundo
tem uma historia,
Excepto estas ras que coaxam ao fundo
Da minha memoria.

Qualquer lugar neste mundo tem
Um onde estar,
Salvo este charco de onde me vem
Esse coaxar.

Ergue-se em mim uma lua falsa
Sobre juncais,
e o charco emerge, que o luar realca
Menos e mais.

Onde, em que vida, de que maneira
Fui o que lembro
Por este coaxar de ras na esteira
Do que deslembro?

Nada. Um silencio entre juncos dorme.
Coaxam ao fim
De uma alma antiga que tenho enorme
as ras sem mim.



* FERNANDO PESSOA.* 13-8-1933

SEM COMENTARIOS!!
*********************
II


Nao quero rosas, desde que haja rosas.
Quero-as so' quando nao as possa haver.
que hei-de fazer das coisas
que qualquer mao pode colher?

Nao quero a noite senao quando a aurora
A fez em ouro e azul se diluir.
O que a minha alma ignora
E' isso que posso possuir.

Para que?... se o soubesse, nao faria
Versos para dizer que inda o nao sei.
Tenho a alma pobre e fria...
Ah, com que esmola a aquecerei?...



*FERNANDO PESSOA*. 7-1-1935
****************************

_Novos P. Ineditos_
****************
__Leiam e releiam ,devagar e ao ritmo do coracao!... e...atentem bem, nos primeiros dois versos da primeira estrofe!!.......... E.............. nos dois ultimos da última!

_Antes de cotinuar, abro aqui ,um `hiato'', para tentar definir POESIA* e, POETA*: socorrendo-me, do Dicionario_.
------***------

__POESIA:_ arte que se distingue tradicionalmente da prosa pela composicao em verso e pela organizacao ritmica das palavras, aliada a recuros estilisticos e imageticos proprios; (tambem) composicao literaria em verso (ainda) conjunto de obras em verso, escritas numa lingua ou proprias de uma epoca, de uma escola literaria, de autor, etc. __HA' mais, mas fiquemos por aqui!__


__POETA:_ que faz poemas ou versos. autor de poesia; vate; vesejador ;aquele que tem inspiracao poetica ou imaginacao inspirada etc...__por ai' fora... que a definicao e' longa._

-----***-----

__Eu, li, num contexto, o qual, honestamente, nao me recordo onde, nem de quem!...e, e' assim:

``Poesia consegue tornar visivel algo abstracto como os sentimentos, em realidades quase palpaveis.''

__Simples, Bonita e inteligente definicao!!!__Parabens a quem escreveu!__.

------------------------------------------------
Eu digo, simplisticamente:_Poesia e' isto!... e, para alem de tudo isto: um absorver da VIDA da Essencia...BEBE-LA a tragos suaves!... tao lentamente suaves... ate' quase a ultima gota!...sem nunca esvaziar o calice...saboreando dela, o ``travo acri-doce''...e...quedar-se, adormecida ...ate' ao estado de morte!...e...da Morte* ser `revolvida- redimida''... e...``engolida p'la palavra!...esvaida pelo sangue: seiva do verso...e, de controverso... se arremessar ao mundo... num poema polemico...com antevisao de Morte*...com a energia de Vida* e nao saber... porque sabe, que tem que remar num papel... com remos de fel!?...e...o Porto de Abrigo Sereno, para a Alma guardar... se perde no horizonte ...onde as mares arrastam a DOR*...depositando, nas areias, da praia da ilusao... os destrocos, os restos do corpo...perdido na `naufraga canoa'' do AMOR!!!............................... E ....................... O infinito e' a LUZ!**............Luz*, que resgata as trevas....a ansia da palavra.........que foge da prosa e se abriga no Verso* ( tantas vezes perverso!)...E....no Sonho**...Esposo da Poesia***!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!E..............E' INFINITO O CONCEITO...e... INDEFINIDO!?..................ONDE NASCE A POESIA!?.................ONDE MORA O POETA??..............O QUE E' UM POETA???????

_____________________________________

E............. VOLTEMOS A ESTE POETA, FERNANDO, CHAMADO!__POETA AMADO!*******

__UM DO SEUS HETERONIMOS:__*ALBERTO CAEIRO*


***O GUARDADOR DE REBANHOS*** ( IX)

Sou um guardador de rebanhos.
O rebanho e' os meus pensamentos
e os meus pensamentos sao todas as sensacoes.
Penso com os meus olhos e com os ouvidos
e com as maos e com os pes
E com a boca.


Pensar numa flor e ve-la e cheira-la
E comer um fruto e' saber-lhe o sentido.


Por isso quando num dia de calor
Me sinto triste de goza-lo tanto
e me deito ao comprido na erva
e fecho os olhos quentes,
Sinto todo o meu corpo deitado na realidade,
Sei a verdade e sou feliz.


Bucolicamente belo e triste! Mas....... onde pulsa a Vida.....vestida de Poetica Sensualidade!

______________________MINHA HUMILDE HOMENAGEM
A ESTE POETA MAIOR (ENTRE OS MAIORES)...E TAMBEM ELE* __QUAL FLORBELA*__...POETA DO AMOR* E POR AMOR*!... PELO AMOR* A VIDA* (AOS RIOS E AOS LAGOS, AOS CEUS E AS NUVENS,
E...AO AMOR* QUE TERIA SIDO O SEU (MULHER...sua!!!???)!

__MEU ``CANTO'' HUMILDE E ESCONDIDO__________________


** E COM TODO O MEU SER EU ABSORVO A VIDA **


E... com todo o meu SER eu absorvo a VIDA
E, com toda a minha ALMA eu a quero despida
Da hipocrisia e do frio da mentira
Que dela _VIDA_, retira todo o sentido de ser vivida!!!

E... com todo o meu corpo ( INTEIRO) deitado no chao
Frio, com cheiro de TERRA QUENTE,
Eu quero inalar o perfume da selvagem flor
Saborear o fruto maduro e fremente que rolou no verao.
E... me alimentar da PAIXAO de sentir a terra moldavel
Adaptavel a minha `morfologia''.
E.. com minhas maos arrancar a erva do prado
Mira-la, remira-la, verdinha de ESPERANCA...

...De que o CEU, esta' ali, olhando para mim...
As nuvens correm de mansinho...
A LUA reaparece LA'... bem... acima DELAS...
O SOL ja' me sorriu e... se despediu
Dando lugar as outras Estrelitas, mais miuditas...
Mais distantes!!!...

Entao, todo o meu CORPO, orvalhado de realidade
P'lo cair da noite, me diz: que, de certeza `certa''
EU SOU ``UMA GUARDADORA DE REBANHOS!!>>>

ELES, sao os meus PENSAMENTOS
Filhos das minhas ILUSOES
Irmaos das minhas SENSACOES
E, me fazem sentir TRISTE E ALEGRE
Numa mistura de EMOCOES!
Mas, me trazem ao PEITO, a ALMA
A confirmacao, de que, o calor vem do SOL.
A nostalgia, filha e', da LUA!
E, com o barro e a TERRA
E.. no todo ``amassado'' da CRIACAO
Esta, renasce, e, se expande..a seiva da PAIXAO!!!


E'...**ELA*,* O CERNE DA VIDA,
ESSA TAL, QUE QUEREMOS VIVIDA
E..FELIZ!!!


E... O MEU CORPO DEITADO NA TERRA
MOLHADO DE REALIDADE
ME DIZ, E, AO MEU REBANHO ( PENSAMENTOS), SER VERDADE
QUE A FLOR VAI REFLORIR
E...E' POSSIVEL, NUM LONGINQUO PORVIR
A FELICIDADE (re) EXISTIR!!!


__VOU SER UMA ZELOSA ``GUARDADORA DE REBANHOS''__
( SONHOS!!).

**HELOISA B. P.__
(escrito no Verao de 2003: LONDRES)


__QUERIDOS LEITORES, QUERIDOS AMIGOS* EMBALEM OS SONHOS COM POESIA DE FERNANDO* DE FLORBELA* OU DAQUELE QUE VOS MAIS AMEIS! MAS... DEIXEM A POESIA*** ENTRAR NO VOSSO CEREBRO ,
DESLIZAR NA VOSSA CORRENTE SANGUINEA E... ANINHAR-SE NO VOSSO CORPO _VOSSA ALMA*_!!!

__FIQUEM BEM!__Perdoem a ausencia dos graficos acentos...__que muito me ``irrita'__' nao os possuir o meu teclado_!
______________Vossa: Heloisa. ___________


Escrito por Heloísa às 3:31:00 da tarde.

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home